Dormimos agitados, e para não desacelerar acordamos mais agitados ainda. Quem nunca sonhou ou foi dormir pensando nos compromissos do dia seguinte, ou teve um insight durante a noite e correu para o caderno de anotações? Isto é comportamento típico de estresse.
Não temos tempo para realizar atividades físicas, cuidar dos filhos, passar um tempo ocioso na própria casa, dar atenção para o marido ou para a mulher, tarefas domésticas nem pensar… eis o estresse instalado.
Para minimizar este quadro, trazemos uma alternativa como sendo o início de uma reviravolta nesse mal que nos assola: YOGA + CAFÉ DA MANHÃ + MEDITAÇÃO. Busque encaixar este hábito na rotina matinal, como uma tentativa de solução, e cheque ao trabalho com a mente um pouco mais tranqüila. Com a Yoga, você terá uma sessão matinal de exercícios de alongamento. Faz bem aos músculos e provoca uma enxurrada de endorfinas que aumentam o nível de serotonina – substância que levanta o astral – no cérebro. A respiração controlada da YOGA já é uma ferramenta para aliviar sintomas de depressão.
O café da manhã é, sem dúvida, a refeição mais importante do dia. Nem pesada demais, nem leve demais, é responsável pela primeira carga de nutrientes dos quais dependerá nosso rendimento ao longo da jornada de trabalho. Selecione bem seus alimentos, privilegie grãos e frutas, faça uma degustação – não coma rápido demais – e neste momento já dispense atenção ao marido ou à mulher, e também aos filhos, porque não raro só se verão à noite, cansados e ávidos pelo descanso noturno. Não dispense o cafezinho, porque já são comprovados benefícios cardiovasculares que a cafeína proporciona; faça uso do leite, e você retardará os sintomas da osteoporose.
Na meditação, aproveite o próprio trajeto entre a casa e o trabalho para concentrar pensamentos. Respire vagarosamente e visualize cada parte do seu corpo; observe seu corpo, dos pés à cabeça, percebendo as sensações, os locais onde há dores – para posterior avaliação – e foque seus pensamentos nas coisas que são importantes para sua vida pessoal e da sua família. Esta técnica desenvolvida pelo médico Jon Kabat-Zinn da Faculdade de Medicina de Massachusetts (EUA), ajuda no aumento dos níveis de ondas teta e alfa no cérebro, induzindo uma calma que traz força para enfrentar um dia de trabalho.
Por fim, ultrapassada mais uma semana de trabalho, aproveite o fim de semana ao lado da família e boa sorte.