A parte superior da coluna corresponde à região do pescoço e recebe o nome de coluna cervical. Ela é formada por 7 vértebras (C1 a C7), separadas pelos discos que amortecem os impactos causados pelos movimentos. Todas as vértebras possuem uma saliência, que pode ser apalpada atrás do pescoço, e são unidas pelos músculos e ligamentos. Através de uma larga abertura no centro de cada uma dessas vértebras passa a medula espinhal, que conecta o cérebro com os nervos do corpo.

A dor pode acontecer na região do pescoço, atrás da cabeça, na parte alta das costas ou irradiar-se para os braços, acompanhada ou não de formigamentos e adormecimentos, limitando sua capacidade de realizar as tarefas do dia-a-dia. A dor pode ser causada por acidente, excesso de trabalho, problemas emocionais, má postura e desgaste dos discos.

Nos casos de dor intensa (aguda), o tratamento consiste na prescrição de medicamentos pelo seu médico, calor local e, algumas vezes, a crioterapia. A melhor forma para prevenir a dor é ter atenção com sua postura e realizar exercícios específicos de alongamento, fisioterapia e fortalecimento muscular.